Quarta-feira, 14 de Junho de 2006

TV de culto

 

 

Como é bom acordar à hora que bem nos apetece, bem-dispostos, ter o pequeno-almoço preparado em cima da mesa, e perceber, enquanto se come uma tosta com manteiga e se sente o delicioso aroma do leite com café quentinho, que existem pessoas bem mais “broeiras” que eu. Têm razão, liguei a televisão na TVI. Mas pior que ver a TVI, é ver na TVI, o programa do Goucha.
Na mesma manhã que acordei com muito boa disposição, vejo o senhor Manuel Goucha com uma imitação, repito, imitação de pala no cabelo a rir que nem uma hiena. Agradável para quem ainda tem a barriga vazia.
Mas se pensam que esta horrenda e humilhante estória acaba aqui, desenganem-se, pois ao lado de Manuel estavam três ou quatro senhoras (não me lembro muito bem), a conversar sobre a vida privada de algumas pessoas famosas do nosso país e do estrangeiro. Nem quis acreditar que elas eram pagas para aquilo, mas enfim, é a verdade, nua e crua.
Uma dessas senhoras que se achava o auge da inteligência e afins, disse, num tom de quem sabia tudo sobre tudo:
- No jogo Portugal – Angola, aconteceu uma coisa inédita. Tivemos quatro capitões de equipa.
Pois é, eu não percebo nada de culinária e, no entanto, não vou para a televisão falar daquilo que não sei. Haver quatro capitães de equipa no mesmo jogo não é muito usual, mas também não é inédito. Já aconteceu algumas vezes. E só para terminar, diz-se “capitães” e não “capitões”. È que, para falar do que não se sabe, também é preciso saber falar.
Não sei muito bem porquê, mas passado alguns segundos, já estavam a falar da relação do Cristiano Ronaldo com a Merche Romero, será que elas não percebem que não têm nada que se meter na vida privada das pessoas. Nem vou dar importância, porque se eu tivesse uma cultura ao nível do quarto ano, também coscuvilhava a vida alheia.
Lá decido mudar de canal, e a minha escolha recaiu na sic. E para grande sorte minha, dos fãs das revistas masculinas e dos tarados por pés, estava a falar o Cláudio Ramos, conhecido também como Claudinho entre os “amigos mais chegados”. Lá estava ele, num estilo imperial, inseguro, atabalhoado a falar do que eu nem queria acreditar. Estava ladeado pela Maya, com os braços suspensos no ar, ligeiramente inclinados para baixo, como que se se fossem desprender a cada movimento despropositado que fazia, tinha também a perna cruzada numa feição demasiado feminina. Pronunciava artigos de revista cor-de-rosa e para rebaixar ainda mais a situação, tinha a indecência de fazer um comentário sobre o que lia. Pensei:
- Ai Claudinho, Claudinho (não sou um “amigo chegado”, é só uma forma de lhe dar pouca importância), é por causa de pessoas como tu que o cotão continua a existir.
Já fatigado com esta maratona televisiva, tenho ainda forças para me levantar do sofá, com alguma dificuldade, e mudar de canal. Não optei pela televisão por cabo e avencei o “canal dois”, preferindo a RTP1.
Parece que foi uma escolha acertada. Jorge Gabriel, pessoa que percebe de futebol, falava de futebol, e muito bem, como realmente deve ser.
O momento humorístico não era um apanágio de humor, mas estava repleto de cultura. O grandioso Guilherme Leite comentava as notícias dos jornais de uma forma, simultaneamente, ironia e séria.
E foi assim que, aquele dia que começou com muito alacridade, consegui recuperar o alento depois de conferir as barbaridades da televisão nacional.
...

 

 

 

sinto-me: empacotado
publicado por pacotesdeleite às 23:01
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De J* a 16 de Junho de 2006 às 09:13
hum...este belo artigo devia tar entre a pagina 8 e 10 numa bela duma revista mensal..

oh johnny fizeste m rir durante cerca de 2 milesimas de sgundo pois o teu txt é bastante serio e nao me ia rir ta claro...

qnt a tv portuguesa acredito q inda vais fazer mais uns 5/7 artigos..e inda vms trocar umas ideias nas paginas dos nossos blog's


um abração daqueles*

fica bem, sim ?

De padeiradealjubarrota a 4 de Julho de 2006 às 23:18
Mas isto ainda é televisão?...Eu acho tudo um «circo» de «imbecilidades».

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. O poeta tarado

. Viagem de Finalistas: Llo...

. Come a papa, Coisinha, co...

. Adivinhação

. Amo-te camionista

. Desculpem o Bush, já!

. Carta

. Feliz Natal

. Vontade de ser passevite

. A minha vida mudou...

.arquivos

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

.tags

. todas as tags

.favoritos

. Um sonho bom

. Conto quase para crianças

. TV de culto

. ...

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds